
Informações Técnicas:
Título Original: Daybreakers
País de Origem: Austrália / EUA
Gênero: Suspense / Sci-Fi
Ano de Lançamento: 2009
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Diretor: Michael Spierig & Peter Spierig
Roteirista: Michael Spierig & Peter SpierigElenco:
Edward Dalton ... Ethan Hawke
Lionel "Elvis" Cormac ... Willem Dafoe
Charles Bromley ... Sam Neill
Audrey Bennett ... Claudia Karvan
Frankie Dalton ... Michael Dorman
Senador Turner ... Jay Laga'aiaSinopse:
Um misterioso vírus se espalha pela Terra, transformando quase toda a população em vampiros. Agora, as grandes cidades ganham vida quando o sol se põe e o sangue humano é o principal alimento da população. Enquanto os poucos humanos que ainda restaram são caçados e aprisionados numa espécie de fonte de alimento, toda a esperança está nas mãos do cientista Edward Dalton (Ethan Hawke), um vampiro que não quer se entregar à escuridão e luta para manter o lado humano que ainda existe dentro dele. Ed terá que enfrentar sua própria espécie em uma batalha mortal que irá decidir o futuro da raça humana.
Filme interessante, embora seja completamente previsível. A dupla de diretores/roteiristas é praticamente estreantes, sendo apenas o terceiro trabalho da dupla ... e para um terceiro a qualidade está ótima. Achei realmente curioso o enredo, um mundo cheio de vampiros e com a raça humana praticamente extinta. Bem bolada a ideia de "fazenda de humano" para fornecer o sangue aos vampiros, algo ao estilo de Matrix (1999), assim como a sociedade de vampiros totalmente capitalista vendendo este sangue a preços cada vez maiores conforme a escassez e altamente tecnológica e evoluída. Seria uma crítica social aí? O desfecho é esperado, embora achei curioso a forma como as coisas acontecem durante a história. As cenas de lutas/tiroteiro são rápidas e bem feitas, porém deixa a desejar na empolgação ...
O elenco é bem diversificado, Willem Dafoe foi muito bem, mas acho que o destaque fica mesmo para Ethan Hawke com seu personagem vampiro arrependido quase ao estilo Crepúsculo (2004), mas digo quase, nada de brilho purpurinado e saídas diurnas! Os efeitos especiais em filmes neste estilo este pode ser o ponto alto ou o desastre da produção ... e aqui foi o ponto alto, com certeza. Especialmente na apresentação da nova raça de vampiros-zumbies famintos! Resumo da ópera: filme bom e bem feito, mas nada excepcional.
Boa diversão, apenas isso ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário