A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


domingo, 28 de dezembro de 2008

Noite Macabra


Informações Técnicas:
Título Original: Slaughter Night / SL8N8
País de Origem: Bélgica / Holanda
Gênero: Terror
Ano de Lançamento: 2006
Estúdio/Distrib.: Daylight
Diretor: Frank van Geloven e Edwin Visser
Elenco:
Kristel Lodema ... Victoria Koblenko
Mark ... Kurt Rogiers
Paul ... Jop Joris
Estrild ... Linda van der Steen
Ruud ... Steve Hooi
Liesbeth ... Carolina Dijkhuizen
Susan ... Lara Toorop
Stefan ... Emiel Sandtke
Louis Oup ... Serge-Henri Valcke
Martin Lodema ... Martijn Oversteegen
Andries Martiens ... Robert Eleveld
Sinopse:

Antes da pena de morte ser abolida na Holanda em 1860, os condenados tinham 2 opções, a execução imediata pela forca ou trabalhar como "homens de fogo". Um "homem de fogo" carrega uma tocha em minas de carvão para encontrar gás metano e explodí-lo. Se o condenado sobrevivesse à explosão, ele seria perdoado. Andrés Martiens foi um desses "homens de fogo", na verdade ele foi o último. Kristel Lodema (Victoria Koblenko) uma jovem estudante que após um acidente de carro descobre ter dons para-normais, e um grupo de amigos entram em uma antiga mina de carvão apenas por diversão. Com uma tábua ouija e sob a influência de álcool e drogas, eles tentam manter contato com o espírito de um assassino. pois eles ficam sabendo que o espírito de Martiens habita a mina, e assim retorna sedento de vingança. Agora cabe a Kristel, com sua para-normalidade ainda não completamente desenvolvida e seu pequeno grupo, colocá-lo em seu devido lugar ou sucumbir nesta Noite Macabra.

O que achei:

No começo temos um suspense de qualidade, com situações sobrenaturais que sempre deixam a gente com aquela pontinha de curiosidade e receio ... um pouco depois da metade do filme ficamos apenas no terror/ação (tipo O Albergue - 1995)... claro que não é por isso o filme deixa de ser interessante! Não podemos dizer que a idéia é original - exceto por usar uma mina antiga, não vemos muito disso em outros filmes do gênero - mas o desenrolar da história é empolgante. Os diretores são de poucos filmes, pelo que vi no imdb eles só dirigiram 2, este e um outro que não lembro de ter visto (ainda em meados da década de 90, do século passado!). Mas mesmo com esta "pouca" experiência gostei do que eles fizeram, não percebi grandes furos no roteiro e nem nas cenas ... na verdade são bem convincentes! Como um deles também assina o roteiro, fico tranquilo em dizer que eles têm grande mérito pelo filme - inclusive pela expectativa que ficamos em saber como as coisas irão se encaminhar.

Não reconheci nenhum ator, mas afinal atores holandeses são raros por aqui, mas no geral fizeram um bom papel ... bem basicamente gritaram e correram .... mas o filme tem cenas de decaptação - que em geral ficam ridículas até nas melhores produções - e gostei do que vi. Os efeitos especiais são poucos ou quase nulos, os caras preferiram (??) o velho modo, maquiagem ... ficou bom! E as cenas escuras dão um clima a mais ao terror ... junto com a trilha sonora típica. Quando o filme vira completamente o gênero e passa para um terror/ação, meu interesse cai bastante, este não é o meu estilo preferido, mas têm seus méritos! O final é altamente previsível, bem ... quase todo ... não apareceu aquela mão sorrateira na grade (ou em algum outro lugar de fundo) deixando pronto uma continuação ... (quantas vezes não vimos isso?)

ps.: não entendi este cartaz que achei (pus como foto ilustrativa do filme), encontrei várias referências a ele na internet ... mas não tem nada, nada mesmo a ver com o filme ... a personagem principal nem é loira! E nem usa uma arma daquelas ... estes caras do marketing ...

Veja, mas não acredito que irá rever ...

Nota: 7,0



Nenhum comentário: