A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Um Método Perigoso

Informações Técnicas:
Título Original: A Dangerous Method 
País de Origem: Alemanha / Grã-Bretanha / Suiça
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2011
Estúdio/Distrib.: Imagens Filmes
Diretor: David Cronenberg
Roteirista: Christopher Hampton
Elenco:

          Sabina Spielrein ... Keira Knightley
          Sigmund Freud  ... Viggo Mortensen
          Carl Jung ... Michael Fassbender
          Otto Gross ... Vincent Cassel
          Emma Jung ... Sarah Gadon

Sinopse:

O longa é uma mostra de como a relação entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen) fez nascer a psicanálise. Aborda a intensa e polêmica relação da dupla com a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley). O filme foi exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011 e conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen.

O que achei:

Mesmo para um cara que pouco sabe sobre psicanálise (eu) conhece quem foi Freud e Jung ... justamente por isso este filme me interessou, saber um pouco mais sobre os criadores desta área da medicina. O enredo é baseado num livro homônimo (que infelizmente não li) e trata da parte mais humana dos dois médicos, sendo o trabalho de ambos apenas um pano de fundo para a história. O diretor assina vários sucessos, para mim seu destaque é A Mosca (1986); e sua vasta experiência fica clara na forma em que as cenas são feitas, e no relativo dinamismo que ele conseguiu colocar na história. O roteirista também tem seus méritos, pois soube evidenciar nos diálogos as diferentes personalidades dos "personagens". Mesmo sendo uma história um pouco parada ela consegue nos prender e queremos realmente saber como tudo isso acaba.

O elenco foi muito bem escolhido, desde O Senhor do Anéis (2001) tenho acompanhado o trabalho de Viggo Mortensen e o cara está a cada dia mais completo ... sua interpretação de Freud foi genial. Mas o destaque de interpretação, com certeza, é da Keira Knightley; eu realmente fiquei convencido que ela sofria de esquizofrenia! A forma que ela representa suas crises são mais do que convincentes, sua nítida falta de controle dos movimentos e consequente tremedeira comove. Para quem achou sua interpretação em Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo (2012) muito boa, eu acho que aqui ela foi infinitamente superior! Os efeitos especiais são basicamente na reconstrução de locais, afinal é um filme estilo biografia ... e a trilha sonora, a meu ver, é de sessões de psicanálise mesmo Wagner e Mozart. Por fim, eu diria que é um excelente filme para se assistir e pensar como toda esta loucura começou!

Veja, é bem interessante.

Nota: 8,5


Nenhum comentário: