A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Informações Técnicas:
Título Original: The Dark Knight Rises
País de Origem: EUA
Gênero: Ação
Ano de Lançamento: 2012
Estúdio/Distrib.: Warner Bros.
Diretor: Christopher Nolan
Roteirista: Jonathan Nolan e Christopher Nolan
Elenco:

          Bruce Wayne ... Christian Bale
          Comissário Gordon ... Gary Oldman
          Bane ... Tom Hardy
          Blake ... Joseph Gordon-Levitt
          Selina ... Anne Hathaway
          Miranda ... Marion Cotillard
          Fox ... Morgan Freeman
          Alfred ... Michael Caine

Sinopse:

Oito anos após a morte de Harvey Dent, assassinado por Batman, segundo a mídia local, e a cidade de Gotham City está pacificada. A situação faz com que Bruce Wayne (Christian Bale) se torne um homem recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred (Michael Caine). Um dia, em meio a uma festa realizada na Mansão Wayne, uma das garçonetes contratadas rouba um colar de grande valor sentimental. Trata-se de Selina Kyle (Anne Hathaway), uma esperta e habilidosa ladra que, apesar de flagrada por Bruce, consegue fugir. Curioso em descobrir quem é ela, Bruce retorna à caverna para usar os computadores que tanto lhe serviram quando vestia o manto do Homem-Morcego. Aos poucos começa a perceber indícios do surgimento de uma nova ameaça a Gotham City, personificada no brutamontes Bane (Tom Hardy). É o suficiente para que volte a ser o Batman, apesar dos problemas físicos decorrentes de suas atividades como super-herói ao longo dos anos.

O que achei:

Me preparei para ver este filme, re-assisti os dos primeiros praticamente momentos antes de ver este. Me auxiliou, afinal O Cavaleiro das Trevas Ressurge, como o nome deixa bem claro, é uma continuação direta e essencial ao Cavaleiro das Trevas ... claro que no atual tem vários flashes para auxiliar o espectador, mas mesmo assim recomendaria rever, pelo menos, o filme anterior. Por falar nisso, sou obrigado a concordar com a crítica em geral, o filme dois é com certeza muito melhor do que este (Curinga é o cara!). Assim, temos uma característica diferente da média, onde o segundo filme costuma ser apenas um meio para chegar ao clímax! Não dá para culpar os roteiristas ou o diretor, pois foram mantidos. A meu ver o problema está, única e exclusivamente, na necessidade de contar todo fim da história neste filme. Para quem conhece as HQs - que são diferentes dos clássicos do Batman, mas sombria, violenta e psicótica - sabe que muita coisa ficou de fora, e alguns acontecimentos foram rápidos de mais! Alguns personagens que apareceram no filme, poderiam nem existir, pois não tiveram participação importante ... embora eu entenda que nas HQs isso não seja verdade! Na verdade o enredo ficou um pouco prejudicado, o filme está muito bom, mas a velocidade entre as cenas não nos permite criar um vínculo com os personagens ... fica quase impossível torcer para alguém ... o que não aconteceu no seu predecessor.

Claro que a manutenção do mesmo elenco foi primordial para a aceitação do público, e Christian Bale continua excepcional sendo o Batman. Mas a melhor atuação foi de Tom Hardy, seu Bane é aterrorizante ... sim, o som da voz ficou parecido com Darth Vader (a personificação do mal no cinema) e isso deve ter ajudado ... mas só isso não seria suficiente para transparecer a tensão quando a figura do Bane aparece na tela! E sinceramente, ele assusta ... Como sempre, a mulher gato exige mais do físico do que da interpretação das atrizes - isso mesmo, embora não dito no filme, Selina é a mulher gato - e neste quesito Anne  Hathaway foi muito bem, além de uma interpretação simples e direta. Acho que é um super elogio ao físico da atriz quando esta recebe o convite para interpretar a mulher gato ... embora deva ser uma dor de cabeça para seu personal trainer! Os efeitos especias são dignos de Oscar, isso não se pode negar, mesmo não tendo aderido a moda 3D (o que para mim foi uma escolha triste)! Em suma, não é o melhor da trilogia, mas com certeza fecha a história muito bem.

Veja, com certeza ...

Nota: 8,5


Nenhum comentário: