A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Avatar


Informações Técnicas:
Título Original: Avatar
País de Origem: EUA
Gênero: Ação / Fantasia
Ano de Lançamento: 2009
Estúdio/Distrib.: Fox Filmes do Brasil
Diretor: James Cameron
Elenco:
Jake Sully ... Sam Worthington
Neytiri ... Zoe Saldana
Dr. Grace Augustine ... Sigourney Weaver
Cel. Miles Quaritch ... Stephen Lang
Norm Spellman ... Joel Moore
Trudy Chacon ... Michelle Rodriguez
Tsu'Tey ... Laz Alonso
Parker Selfridge ... Giovanni Ribisi
Sinopse:

No épico de ação e aventura AVATAR, James Cameron, diretor de Titanic, nos leva a um mundo espetacular, além da nossa imaginação. Na distante lua Pandora, um herói relutante embarca em uma jornada de redenção e descoberta, liderando uma batalha heroica para salvar a civilização. O filme foi idealizado por Cameron há 14 anos, quando ainda não existiam meios para concretizar suas ideias. Agora, após quatro anos do trabalho de produção real, AVATAR nos proporciona uma inovadora experiência de imersão total no cinema, em que a tecnologia revolucionária que foi inventada para realizar o filme se dilui na emoção dos personagens e na história arrebatadora.

O que achei:

Um paraplégico vai parar em um local estranho e exótico onde ele volta a caminhar, correndo pela selva e lutando para sobreviver ... se você pensou em Locke da série de TV Lost você não foi o único, mas este é o personagem principal de Avatar! (não resisti ao comentário!)

Pessoalmente quando fiquei sabendo deste filme pensei na hora que NÃO iria vê-lo. Depois do trailer já tinha certeza disso! Porém, vendo tantos comerciais e ouvindo comentários que Cameron voltou a sua velha forma do século XX - para mim ele foi excepcional quando dirigiu Exterminador do Futuro (1984), Aliens O resgate (1986) e Exterminador do Futuro 2 (1991) - resolvi que poderia valer a pena ver este filme. Mas pelo jeito ele voltou à forma de Titanic (1997), que eu achei muito ruim. Na verdade aqui tem muita coisa parecida com Titanic: o básico do enredo é bem parecido, assim como o romance entre diferentes (lá classes sociais e aqui espécies) e a quantidade exagerada de indicações ao Oscar. Melhor filme, sem chance! Como na minha cidade não tem cinema 3D tive que prestar mais atenção ao enredo, o que prejudicou muito o filme, pois isso ele não tem! Reparei nas semelhanças com a destruição de tribos indígenas nas Américas, durante as guerras de conquistas. Inclusive os gritos de guerra dos tais humanoides são iguais aos dos Sioux que vemos em filmes! A versão que assisti era dublada (eca!) e os nativos falavam português com um leve sotaque soviético ... hilário! Mas nem tudo é ruim, gostei das cores dos animais e plantas do local, até combinou com os smourfs, opa, o pessoal nativo do planeta!

O elenco foi bem, embora os papéis a serem representados fossem caricaturas, a ideia foi passada com maestria. Por exemplo, temos o capitalista sem escrúpulos que só quer lucros; o militar com cicatriz completamente belicista; um militar legal que muda de lado; um chefe tribal que é contra os invasores no inicio, mas faz grande amizade com um deles; uma mocinha prometida ao chefe da tribo que se apaixona pelo militar que mudou de lado; uma cientista que prefere os objetos de estudos do que as relações humanas ... estas coisas! Nenhum grande destaque nas atuações, claro que os avatares realmente personificaram os atores, dava até para reconhecer alguns deles. Por exemplo, a sensualidade de Zoe Saldanha transpareceu, assim como os gestos fortes de Sigourney Weaver. Mas acho que isso seria pontos para os efeitos especiais, que foram incríveis, uma merecida indicação ao Oscar. Também destaque para os efeitos sonoros (mixagem e edição) e a trilha sonora é cativante e comovente na medida certa - todos indicados ao Oscar 2010. O que comprova que Cameron realmente sabe escolher sua equipe. Por fim, este filme é bem chato e longo, depois de 90 minutos já fiquei impaciente olhando no relógio e ainda faltava 1 hora para acabar! Acho que quem tem mais de 30 anos não vai gostar, ou pelo menos vai preferir ficar só no trailer mesmo. Espero não termos que ver uma continuação ... seria realmente abrir a Caixa de Pandora!

Ps.: Se por um lado o comitê julgador acertou em não indicar Avatar para melhor roteiro original - pois o roteiro não existe na verdade - a indicação para melhor fotografia é uma insanidade! A maioria das cenas, senão todas, são criadas em computador ... sendo assim poderia colocar Up! (2009) concorrendo nesta categoria, mesmo sendo uma animação.

Veja para ter o que falar com os outros, apenas por isso ...

Nota: 7,0 (por causa dos efeitos excelentes, senão daria menos que isso!)




Acredita que não achei nenhum trailer em legendado em português que eu pudesse incorporar aqui! Vai este em espanhol mesmo ...

Um comentário:

monegologieee disse...

Daria sete também porque não gosto de filmes meio termo, misturando muito mundo real com ficção.