A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Guerra ao Terror


Informações Técnicas:
Título Original: The Hurt Locker
País de Origem: EUA
Gênero: Drama / Guerra
Ano de Lançamento: 2009
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Diretor:Kathryn Bigelow
Elenco:
SFC William James ... Jeremy Renner
Sgt. JT Sanborn ... Anthony Mackie
Especialista Owen Eldridge ... Brian Geraghty
SFC Matt Thompson ... Guy Pearce
Chefe dos mercenários ... Ralph Fiennes
Cel. James ... David Morse
Connie James ... Evangeline Lilly
Sinopse:

Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará.

O que achei:

Excelente filme ... se você for um norte-americano republicano ... o que não é meu caso! Quem sabe se você for um membro das forças armadas também goste do filme, e até mesmo se identifique com alguma coisa ... o que também não é meu caso! E olha que este filme é, junto com Avatar (2010) os grandes vencedores nas indicações ao Oscar 2010, nove indicações cada - e saiu direto em DVD aqui no Brasil, o que indica que o pessoal aqui é mais inteligente do que os do Oscar 2010! Uma das indicações foi para melhor diretor, merecidamente, pois ela realmente vez um bom trabalho aqui, com tomadas diretas que passaram a tensão necessária. A diretora tem muitos trabalhos nesta área de ação e guerra, a maioria em séries de TV americana, o que deve ter ajudado em sua visão simples e objetiva do que filmar ... sem perder tempo com detalhes inúteis para a história. Por outro lado, a indicação como melhor roteiro original foi, a meu ver, um equívoco! O roteiro é pobre, diria sem nexo até - claro que guerra nunca tem nexo, mas temos vários exemplos de enredos bem escritos em um filme de guerra - este aqui não é um enredo que mereça ao menos ser comentado, com certeza. A forma como os personagens são apresentados, como se "desenrola" a história é péssimo ... possivelmente isto venha da pouca experiência do roteirista, este é apenas seu segundo trabalho. Quero crer que ele vai melhorar ...

O elenco conta com a participação de carinhas conhecidas do grande público, mas nenhum no papel principal. Este ficou para Jeremy Renner, que com certeza se destacou no grupo, com uma interpretação forte ... mas não boa o suficiente para sua indicação de melhor ator! Na verdade, o elenco como um todo soube transparecer o drama, em especial o psicológico, que um soldado sente em uma guerra. A trilha sonora é fraca e banal ... mesmo assim indicada ao Oscar! Por outro lado, os sons, os estrondos, as explosões, em fim, a "trilha" sonora de uma guerra estava perfeita ... esta sim, uma indicação completamente merecida. Resumo da ópera, achei que o filme se enquadraria melhor em um documentário, pois embora não tenham entrevistas com soldados, tão pouco tem uma história de filme! Acredito que seja bastante fiel ao dia-a-dia de um quartel em guerra, e apenas por isso vale a pena ser assistido!

Ps.: Melhor filme??? Só pode ser piada! Mais uma prova que indicações ao Oscar estão mais ligadas à marketing do que a qualidade ... o dinheiro é quem manda ... sempre! Para mim duas valeram, melhor diretor e melhor mixagem de som, talvez melhor fotografia ... talvez!

Veja, mais por curiosidade do que pelo filme em si ... rever é impossível!

Nota: 7,5



Nenhum comentário: