A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Anticristo


Informações Técnicas:
Título Original: Antichrist
País de Origem: Dinamarca / Alemanha / França / Suécia / Polônia / Itália
Gênero: Drama / Suspense
Ano de Lançamento: 2009
Estúdio/Distrib.: Califórnia Filmes
Diretor: Lars von Trier
Elenco:
Ele ... Willem Dafoe
Ela ... Charlotte Gainsbourg
Sinopse:

Um casal (Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg) arrasados pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é divido em partes: Prólogo, quatro capítulos e um Epilogo; os capítulos se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.

O que achei:

Filme diferente, um suspense psicológico que há muito não vejo. O diretor, que também assina o roteiro, conseguiu entrar completamente no mundo da loucura, da dor e da perda! Achei interessante o roteiro por tratar de um tema realmente problemático: a perda de um filho! Não imagino algo pior para acontecer para um pai, ou mãe - é claro. A história mostra como um mesmo casal pode encarar este problema de forma diferente tentando dar continuidade a vida. Para falar de outra obra deste diretor/roteirista, uma que segue a mesma linha, o introspectivo Dogville (2003), daí já dá para ter uma ideia do que esperar ... Inclusive, no Festival de Cannes a crítica foi muito cruel, não entendendo o filme - confesso que também não compreendi completamente, algumas partes fiquei com dúvidas até agora, mas esta não é a maior graça neste tipo de filme? Vou ter que rever ...

O elenco é extremamente reduzido, composto basicamente pelo casal ... típico do gênero drama-psicológico. E ambos foram excelentes, em especial a Charlotte ... conseguiu transparecer toda a loucura, a culpa pela morte do filho e deixou bem claro sua dupla personalidade ... fiquei com medo dela! A trilha sonora é ótima, inclusive no começo do filme temos a ária Lacia qu'lo Pianga da ópera Rinaldo de Handel (santo google!). Deu um toque todo especial ao enredo, deixando transparecer o drama e a sensualidade do momento ... Os efeitos especiais foram primários - parte da loba falando foi ridícula - ainda bem que foram poucos e não acho que tenham estragado em nada a história. Em suma, filme confuso e dramático, gosto disto ... gosto de ficar pensando sobre "o que aquela parte queria dizer?". Praticamente em todas as cenas existem um simbologia, informações obscuras, etc.

ps.: há cenas fortes de sexo explícito, de tortura física e psicológica ... cuidado com quem você vai assisti-lo ... por isso chocou tanto nos festivais que participou.

Veja com certeza! E com certeza terá que ver mais de uma vez ...

Nota: 9,5



2 comentários:

it was RED - Para quem gosta de cinema disse...

Um excelente filme! Quanto a cena do lobo, eu adorei. Esperava que fosse um desastre, mas Trier conseguiu deixar um lobo falante assustador

Cati disse...

Adoro a atuação dos dois, excelentes atores. Um filme recente e muito bom com essa atriz é o Melancolia do diretor Lars von Trier. Se ainda não assistiu recomendo.