A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Os Substitutos


Informações Técnicas:
Título Original: Surrogates
País de Origem: EUA
Gênero: Sci-Fi / Ação
Ano de Lançamento: 2009
Estúdio/Distrib.: Disney Brasil
Diretor: Jonathan Mostow
Elenco:
Tom Greer ... Bruce Willis
Ag. Peters ... Radha Mitchell
Maggie Greer ... Rosamund Pike
Cap. Stone ... Boris Kodjoe
O Profeta ... Ving Rhames
Strickland ... Jack Noseworthy
Dr. Canter ... James Cromwell
Sinopse:

No futuro os homens vivem isolados em suas residências interagindo entre si por meio de robôs perfeitamente idênticos aos humanos. Dois agentes do FBI, Greer (Bruce Willis) e Peters (Radha Mitchell), investigam o assassinato misterioso de um estudante. O crime está ligado ao homem que ajudou a criar os Substitutos, cópias robóticas de seres humanos.

O que achei:

Gostei bastante do filme, uma excelente obra de ficção científica! A equipe técnica foi muito bem, afinal eles sabiam o que estavam fazendo, só para citar, o diretor também assina Exterminador do Futuro 3 (2003) - o que já diz muito sobre a qualidade da ação e dos efeitos especiais que se vê aqui. Os roteiristas também trabalharam em sucessos de bilheteria no gênero, além do T3 (citado acima), eles fizeram o roteiro do Exterminador do Futuro 4 (2009) e A Rede (1998)! O enredo aqui meio que lembra outros filmes do gênero sci-fi - em especial Blade Runner (1982), Matrix (1999) e Eu, Robô (2004) - na verdade é uma mistura destes todos. Não ficou repetitivo pois a história é curta e a ação é rápida, o filme dura menos de 90 minutos, porém é o tempo ideal, mais que isso ficaria chato! Acho que o grande trunfo deste filme é ser da Disney, existem mortes e violência, mas não de forma exagerada, nada pior do que um telejornal comum em horário nobre na TV ... cenas mais picantes ... sem chance!

O elenco é de carinhas conhecidas, Bruce Willis faz o papel que mais interpretou em toda carreira: policial! Incrível como na maioria das vezes ele fica com o papel do policial, desde sua estréia (pelo menos para mim) no seriado de TV A Gata e o Rato (anos 80 - ok, era um detetive particular, mas é a mesma ideia), passando, claro, pela série Duro de Matar. O curioso aqui é vê-lo de cabelo (?) ou pelo menos o seu substituto ... filme de ação não precisa de muita interpretação, apenas o cara tem que saber correr e pular, e nisso o Bruce é ótimo mesmo. Os demais mantiveram o nível no mínimo razoável. Os efeitos especiais são um detalhe a parte, como não poderia deixar de ser, são incríveis mesmo! Valem cada segundo do seu tempo vendo o filme. A trilha sonora passou despercebida, o que pode ser uma boa coisa, pois não estragou nada! Resumo: boa ficção, boa ação e enredo confuso ... como os melhores do gênero sci-fi.

ps.: uma curiosidade interessante é que James Cromwell interpreta o cientistas que inventou a tecnologia de usar robôs substituindo os humanos, mas foi expulso da corporação que ele mesmo criou ... reparem que é mesmo papel que ele vez em Eu, Robô! Com uma leve alteração no final da história ...

Ver ou não ver?

Nota: 9,5



Nenhum comentário: