Título Original: Lincoln
País de Origem: EUA
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2012
Estúdio/Distrib.: Twinty Century Fox
Diretor: Steven Spielberg
Roteirista: Tony Kushner e Doris Kearns Goodwin (livro)Elenco:
Abraham Lincoln ... Daniel Day-Lewis
Mary Todd Lincoln ... Sally Field
Robert Lincoln ... Joseph Gordon-Levitt
Tad Lincoln ... Gulliver McGrath
William Seward ... David Strathairn
Thaddeus Stevens ... Tommy Lee Jones
Preston Blair ... Hal Holbrook
Robert Latham ... John Hawkes
Sinopse:
Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln” (Time de Rivais: O Gênio de Abraham Lincoln - tradução livre), de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa no período final da Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.
O que achei:
Filmes do Spielberg tratando de guerra costumam ser geniais, por isso eu estava louco para ver este aqui. Quando descobri quem era o roteirista, o mesmo que vez dupla com Spielberg em Munique (2005), um excelente filme "histórico, me atrai mais ainda por este. Claro, que não se enganem, aqui o enfoque é outro, a equipe não estava interessada em mostrar o presidente soldado, ou como foi desenvolvida a guerra (num próximo filme, eu espero) ... mas sim a visão política do final do embate. Com isso o enredo ficou um pouco lento, com muitas conversas e conchavos políticos ... em algumas cenas imaginei que estava vendo o nosso próprio congresso! As cenas são bem dirigidas, com tomadas escurecidas, e as vezes amplas, representando bem aqueles dias negros da história americana, porém com uma esperança no ar. E mesmo sendo bem "parado" acaba por prender a atenção. No final acho que entendi o porquê deste presente ser tão adorado e aclamado pelos americanos.
O elenco foi primoroso, em especial Daniel Day-Lewis, uma interpretação marcante, o que tem sido sua marca em todos os filmes que participa. Eu não sou um profundo conhecedor da história norte-americana, mas acredito que o presidente mais famoso deles, realmente devia ter aquela personalidade representada no filme, me convenceu! Com certeza Day-Lewis foi o maior destaque de todos! Sally Field também foi bem, com uma interpretação forte e decidida, nada menos do que eu esperava dela. Uma pena que Joseph Gordon-Levitt tenha recebido um papel tão pequeno, gosto de suas performances. Outro que teve um papel menor, mas ainda assim de grande destaque foi Tommy Lee Jones, com seu ar carrancudo e briguento, conseguiu o impossível: convencer o congresso! Sem grandes efeitos especiais, apenas boas caracterizações de época, afinal é um filme de bastidores ... mas as poucas cenas de guerra propriamente ditas deixa claro que Spielberg não o vez por que não quis! Em suma: um bom filme, que informa e distrai ... praticamente um documentário!
Veja, é longo e um pouco lento, mas vale a pena!
Nota: 9,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário