A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Star Trek : Série Original

Informações Técnicas:
Título Original: Star Trek
País de Origem: EUA
Gênero: Sci-Fi
Ano de Lançamento: 1966
Estúdio/Distrib.: Paramount Television
Criador: Gene Roddenberry
Elenco:

          Capitão James T Kirk ... William Shatner
          Sr. Spock ... Leonard Nimoy
          Dr. McCoy ... DeForest Kelley
          Eng. Scott ... James Doohan
          Sr. Sulu ... George Takei
          Tenente Uhura ... Nichelle Nichols
          Tenente Chekov ... Walter Koenig
          Enfermeira Christine Chapel ... Majel Barrett


Sinopse:

Estamos no século XXIII e estas são as aventuras da nave estelar USS Interprise (NCC 1701), uma nave da Federação Unida dos Planetas, em uma missão pela Galáxia. A Interprise é comandada pelo capitão Kirk (William Shatner); seu primeiro oficial e amigo, Spock (Leonard Nimoy), do planeta Vulcano; e pelo médico chefe Dr. McCoy (DeForest Kelley). As histórias giram basicamente em torno destes personagens, com várias demonstração de amizade, além de inovadores (para a época) conceitos humanistas e pacifistas. 

O que achei:
"Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve."

E assim começa todos os episódios da série, além de uma musiquinha típica e inconfundível! Acabei de rever a série completa, são três temporadas, e não poderia deixar de falar alguma coisa aqui ... Afinal foram alguns meses fazendo isso nos intervalos! Logo de início já se percebe grandes inovações, a tripulação é composta de várias membros de países que na época não seriam amigos, além de terem mulheres em posição de destaque e uma negra - totalmente inusitado para época. Inclusive, eram tantas inovações que o episódio piloto foi rejeitado! Motivo: tinha uma mulher como segundo em comando (mesma atriz que, depois, interpretou a enfermeira Chapel); o enredo era muito cerebral (característica, em menor grau, mantida até o final da série); e haviam um personagem com aparência demoníaca (Spock, foi mantido e acabou se transformando no maior sucesso da franquia). Quem sabe como vingança de Gene Roddenberry, no final da segunda temporada algumas cenas deste piloto rejeitado foram utilizados em um outro episódio. 


O elenco era composto por ilustres desconhecidos, com poucas exceções, ninguém teve papéis na TV ou no cinema ... e mesmo as exceções tinham pontas em outras séries ou filmes da época. Isso mudou por completo. Além da série, o núcleo básico, ainda estrelou sete filmes sucesso de bilheteria! A excelente aposta nos atores foi facilitada pela personalidade de cada um ser realmente próxima a de seu personagem ... ou será que eles acabaram se misturando? Leonard Nimoy, a meu ver, era o maior destaque. Nunca o achei sexy, mas li que se tornou um símbolo sexual no final da década de 60 ... tanto que os últimos episódios da série seu personagem já é mais pegador! Não tanto quanto o personagem de William Shatner, um impulsivo mulherengo.

Os efeitos especiais são praticamente nulos, mesmo para época. Não existia grandes investimentos, pois o projeto não agradava os grandes financiadores. Muitas cenas foram rodadas em estúdios "emprestados" de outras produções da Paramount ... além de 99% dos planetas visitados terem praticamente a mesma cara (rochas, vegetação rastreira, uma caverna). O figurino era original, pelo menos da tripulação, porém os "ETs" nem tanto - alguns vinham de uma civilização estilo romana; outros de cowboys; e assim por diante. Os apetrechos são bem originais, um deles até premeditando os atuais celulares! Mais com certeza o maior destaque foi o roteiro, algo completamente novo, até para os dias atuais. As ideias pacifistas e ati-religiosas são nítidas, também dá para perceber alguns conceitos socialistas. Além de retratar as civilizações xenofóbicas, preconceituosas e belicistas como retrógradas e inferiores intelectualmente ... agora imaginem tudo isso nos Estados Unidos da década de 60 (durante a Guerra Fria)! Claro que também era extremamente machista, visto que as mulheres tinham um papel secundário e todas as beldades estavam praticamente de biquinis ;). 

A série também é conhecida por suas diversas inovações culturais e quebras de paradigmas: primeiro beijo inter-racial na TV americana; utilizou o serviço de vários escritores de ficção científica para criar roteiros dos episódios; tratamento de assuntos sérios e contemporâneos com um senso de humor britânico; e muito mais. As curiosidades são muitas e não caberiam todas aqui ... mas vale a olhada na Wikipédia ou uma busca pela internet! 


"Vida longa e próspera."

ps.: nem vou falar dos fãs loucos da série - os trekers - pois os caras são loucos ... e, embora eu goste bastante, confesso que ainda prefiro Star Wars!

Veja sem dúvida, e reveja sempre! Um clássico do Sci-Fi mundial!

Nota: 10,0


Nenhum comentário: