
Informações Técnicas:
Título Original: Der Rote Baron
País de Origem: Alemanha e Reino Unido
Gênero: Ação / Guerra
Ano de Lançamento: 2010 (no Brasil)
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Diretor: Nikolai Müllerschön
Roteirista: Nikolai MüllerschönElenco:
Jovem Manfred von Richthofen ... Tomás Koutník
Manfred von Richthofen ... Matthias Schweighöfer
Jovem Lothar von Richthofen ... Tomás Ibl
Lothar von Richthofen ... Volker Bruch
Jovem Wolfram von Richthofen ... Albert Franc
Wolfram von Richthofen ... Branislav Holicek
Werner Voss ... Til Schweiger
Käte Otersdorf ... Lena Headey
Cap. Roy Brown ... Joseph FiennesSinopse:
Primeira Guerra Mundial, o jovem aristocrata Barão Manfred von Richthofen (Matthias Schweighöfer) é convocado pela força aérea alemã. Seus combates, seu avião vermelho e suas inúmeras conquistas ao lado do esquadrão 'Circo Voador' o tornaram um herói da nação. Manipulado pelo alto comando e distraído pela fama, ele não enxergava a verdadeira face da guerra. Quando Manfred é ferido e presencia os horrores das batalhas em um hospital, ele passa a perceber o efeito devastador de uma guerra. Apesar da desilusão, Manfred sabe que ele não pode parar de voar e, mesmo para o mais destemido dos homens, cada nova missão pode ser a última. Um filme com incríveis cenas de combate, que conta a história do maior piloto de todos os tempos.
Gosto de filmes históricos baseados em fatos reais, e estes sobre a Primeira Guerra Mundial são raros ... afinal a Segunda Grande Guerra sempre foi o alvo principal deste gênero. O diretor, que também assina o roteiro e fez a produção, fez uma grande aposta e acertou em cheio. A história é muito bem feita e amarrada, mesmo sendo bastante fantasiosa. Algumas cenas me lembraram Flyboys (2006), mas aqui visto pelo outro lado, o lado alemão. Achei interessante que o filme ter deixado bem claro o cavalheirismo dos primeiros pilotos, e da relação entre os pilotos inimigos. Detalhe, o heroi do filme (o tal Barão Vermelho, Manfred von Richthofen) é realmente membro da nobreza alemã-prussiana. Por outro lado, mostra o lado irreverente e loucos destes pilotos, que com certeza seria necessário para voar naqueles caixões com asas!
O elenco está repleto de desconhecidos do público brasileiro, com três pequenas exceções. Til Schweiger que já vez alguns filmes americanos, mas sempre em papéis secundários, talvez por isso você não o reconheça! Lena Headey (conhecida como a Sarah Connor do seriado The Terminator: Sarah Connor Chronicles, 2008-2009) e Joseph Fiennes (que foi excelente em Luthero, 2006) também estão presentes. Não achei nenhum grande destaque nas interpretações, até nestes mais conhecidos, na verdade achei que alguns foram bem ruins, mas nada que estrague o filme. Até porque os efeitos especiais foram ótimos, o que deixou as cenas de lutas aéreas muito interessantes e convincentes, e o que queríamos aqui eram cenas de lutas mesmo!
Veja, pelo menos para conhecer um pouco mais sobre o primeiro grande ás da aviação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário