A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


quinta-feira, 11 de março de 2010

Um Homem Sério


Informações Técnicas:
Título Original: A Serious Man
País de Origem: EUA / Reino Unido / França
Gênero: Comédia
Ano de Lançamento: 2010
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Diretor: Ethan Coen / Joel Coen
Elenco:
Prof.Lawrence Gopnik ... Michael Stuhlbarg
Tio Arthur ... Richard Kind
Sy Ableman ... Fred Melamed
Judith Gopnik ... Sari Lennick
Danny Gopnik ... Aaron Wolff
Sarah Gopnik ... Jessica McManus
Rabino Scott ... Simon Helberg
Sinopse:

Em 1967, um professor vê sua vida desmoronar quando sua mulher ameaça deixa-lo , entre vário motivos está o seu irmão que se recusa a ir embora de sua casa.

O que achei:

Novamente a classificação do filme te induz a esperar um gênero que não é bem o que vemos ... convenhamos, de comédia o filme tem muito pouco. Até dei uns risinhos amarelos, de canto de boca, mas nada além disso. A direção, e o roteiro, é dos aclamados irmãos Coen (Queime Depois de Ler, 2008; Onde os Fracos Não Têm Vez, 2007; Arizona Nunca Mais, 1987 - só para citar os que eu mais gostei), e isto pode ter alavancado o filme para duas indicações ao Oscar 2010 - melhor filme e roteiro original - injusto a meu ver, mas se Avatar (2009) também foi indicado ... O enredo é daqueles perdidos, que acaba de deixando com cara de: "Sim, mas e daí?". Com certeza não vai cair no gosto geral. Confesso que tenho um certo gosto por estes tipos de filmes, mas este, especificamente não me agradou tanto.

O elenco é de ilustres desconhecidos, a maioria conta com participações em séries americanas ou dublando animações em inglês - animação eu prefiro ver dublado, sabe como é, desenho animado é em português, rss - exceto Richard Kind que já vi em vários filmes, sempre em papéis menores. Inclusive toda a família, mulher e filhos, do personagem principal são atores estreantes ... e foram bem! Não houve interpretações geniais, mas todos souberam levar o papel e passaram as emoções, inclusive o desprezo dos filhos adolescentes pela vida paterna. Claro que quem acompanha a série The Big Bang Theory já começa a rir com a aparição de Simon Helberg (o Howard Wolowitz, do seriado) ... por sinal foi nesta hora que dei a única risada no filme, mais pelo ator do que pela história! A trilha sonora é simples e efetiva, em outras palavras, não se destaca no filme ... o que pode até ser uma boa. Exceção a uma única música, que realmente é muito boa, ela foi cantanda por Jim Carrey no filme O Pentelho (1996), lembra? Resumo da ópera, filme aquém do esperado pela capacidade dos diretores/roteiristas, mas com um quê de cult, afinal a proposta era contar alguns dias da vida de um professor universitário no meio de um divórcio e completamente sem dinheiro. Pode ser que não estejamos preparados para este de filme ... quem sabe daqui uns 10 anos ele não se torna mais interessante, acontece. Quanto ao tornado? O que me dizer da chuva de sapos de Magnólia (1999)?

ps.: Situação insólida: o atual namorado de tua atual esposa te consola sobre tua separação eminente ... separação esta que ele sugeriu a ela, para poderem se casar!!!
Veja que pode ser interessante, rever não dá!

Nota: 6,5



Nenhum comentário: