A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


domingo, 26 de abril de 2009

Milagre em Sta. Anna


Informações Técnicas:
Título Original: Miracle at St. Anna
País de Origem: EUA / Itália
Gênero: Drama / Guerra
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib.: Touchstone Pictures
Diretor: Spike Lee
Elenco:
2º Sargento Stamps ... Derek Luke
Sargento Bishop ... Michael Ealy
Cabo Hectot Negron ... Laz Alonso
Soldado Train ... Omar Benson Miller
Peppi (Borboleta) ... Pierfrancesco Favino
Renata ... Valentina Cervi
Angelo (garoto) ... Matteo Sciabordi
Angelo (adulto) ... Luigi Lo Cascio
Sinopse:

Na região da Toscana, Itália, durante a 2ª Guerra Mundial quatro soldados negros se perdem do pelotão durante um ataque às tropas alemãs. Permanecem escondidos até que um deles resolve arriscar sua própria vida para salvar um garoto italiano, repleto de medos e traumas de guerra.

O que achei:

Muito bom filme, inicialmente achei que seria algo do tipo O Resgate do Solado Ryan (1998), mas há pouco em comum entre estes filmes. O que temos aqui é uma crítica social a uma sociedade racista (de ambos os lados da guerra), nada além do esperado para um diretor engajado na luta contra o preconceito racial ... achei muito apropriado a forma como foi abordada toda a história. Alguns remanescentes da resistência italiana - os partigiani - alegaram que a história contada no filme não é verídica ... e nem poderia, afinal é apenas um filme com pano de fundo em situações reais. Mas entendo os caras, realmente o enredo é muito bem escrito e pode levar as pessoas a acreditarem que tudo ocorreu desta forma ... em outras palavras, é um elogio ao roteiro!

O elenco principal foi ótimo, as atuações foram convincentes e com toda certeza complicadas, pois o filme tem diálogos em várias línguas (inglês, alemão, italiano e espanhol) - como deveria ser em uma Guerra Mundial, afinal de contas. Omar Benson Miller, mais conhecido por filmes de comédia, foi incrível em seu papel dramático ... claro que em algumas cenas o riso vem ao lábios, mas em geral o filme é um drama de guerra, e com qualidade! Este drama se torna evidente ao retratar o massacre de civis italianos pelo nazistas na Igreja de Santa Ana que, por sinal, é o ponto da polêmica principal do filme. Vejamos, o massacre só ocorreu porque os rebeldes italianos não se entregaram, matavam soldados alemãs e fugiam para as montanhas, sem proteger os civis (segundo retratado no filme) e, para agravar mais ainda a situação, um traidor entre os partigiani que levou os nazistas até o local! Não vejo problemas reais nisso, afinal traição e guerra sempre andaram juntos na história da humanidade! Os efeitos especiais foram simples e eficazes ... os tiroteios foram convincentes, mas a guerra em si foi retratada de forma bem rápida. E olha que o filme não é nem um pouco curto, são 2 horas e 40 minutos! Em suma, um bom filme, um bom drama. Só esperava mais do cara que dirigiu Malcom X (1992) ... poderia ter abordado mais a questão racial ... não sei.

Veja com toda a certeza!

Nota: 9,5



Nenhum comentário: