A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


domingo, 16 de novembro de 2008

Assembléia


Informações Técnicas:
Título Original: Ji Jie Hao
País de Origem: China
Gênero: Guerra / Drama
Ano de Lançamento: 2007
Estúdio/Distrib.: China Film Co-Production Corporation
Diretor: Xiaogang Feng
Elenco:
Capitão Gu Zidi ... Zhang Hanyu

Sinopse:

O primeiro filme de guerra do diretor chinês Feng Xiaogang, ASSEMBLÉIA, conta a história do alto ponto da sangrenta Guerra Civil Chinesa de 1948, um líder de uma companhia do Exército da Liberação (Liberation Army), do lado comunista, foi ordenado a comandar 47 de seus homens para defender uma posição por pelo menos quarto horas. Eles poderiam sair em retirada uma vez que ouvissem a chamada da assembléia. A chamada nunca veio e todos, menos o líder da companhia, morreram. Alguns anos depois, lutando em outra Guerra na Coréia, ele ainda procura pela explicação por nunca terem ouvido a chamada da assembléia e tenta provar que todos os seus homens morreram como verdadeiros heróis.

O que achei:


Incrível, único, excepcional ... melhor filme de guerra que já vi, com toda a certeza - Resgate do Soldado Ryan, Band of Brothers, Lista de Schincler, Império do Sol (só Spielberg?) Platoon, estão todos em 2° lugar! São quase 1 hora de tiroteio, praticamente ininterrupto! Te coloca realmente no clima, mesmo nas cenas calmas o drama é altíssimo, impossível não se sentir tocado pelo filme. A gente se acostumou a ver filmes orientais de terror (qualidade superior e baixo orçamento), mas filmes de drama e guerra são poucos, este é o segundo que eu vi. A qualidade dos efeitos e a firmeza na direção das cenas são fantásticas ... acho muito difícil ter alguma coisa ruim para falar deste filme. A história é baseada em fatos reais e nos passa vários pontos da cultura chinesa que desconhecemos. Já sabia de seu culto aos mortos, e dos presentes a eles ... mas têm pontos distintos bem interessantes e diferentes da nossa cultura. Até neste ponto o filme é bom ...

É possível acompanhar a grande mudança ocorrida na China com a adoção do regime comunista e como surgiu desta "cultura" de vigiar o próximo, da desconfiança para com todos. Só um pequeno detalhe, é muito confuso para identificar quem é quem no meio dos tiros ("amigos" e "inimigos"), pois os uniformes são iguais - mesma cor, formato, tudo igual! Geralmente os exércitos escolhem cores diferentes, mesmo em guerra cívil ... sem falar na confusão de nomes, os batalhões mudam de nome durante a guerra e até o personagem central fica completamente perdido! Isto implica que terei que ver de novo para tirar algumas dúvidas ... ótimo, era a desculpa que eu precisava!

Veja e reveja milhares de vezes ... é um novo-clássico!

Nota: 10,0

Nenhum comentário: