![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjS5vWooSe4B8a94WySMNAJABEIuNRPi2jJF5_3Z0J072ihFuLtxVKRk5mFZNw68hmTMfayPWEyIUyqCr9UD6ZJ7XR8WdnMt11g1KmiLxxjgXkoA6IFo1INRbOo2ktoQSvXbE0LQ5RCtKw/s320/where-in-the-world-is-osama-bin-laden-poster-1.jpg)
Informações Técnicas:
Título Original: Where in the Wolrd is Osama Bin Laden?Elenco:
País de Origem: Inglaterra / França
Gênero: Documentário / Comédia
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib.: The Weinstein Company
Diretor: Morgan Spurlock
Por ser um documentário não existem personagens ... cada um interpreta a si mesmo.Sinopse:
Usando uma narrativa documental repleta de humor ácido, semelhante ao que vemos nas produção de Michael Moore, o filme mostra a jornada de Morgan Spurlock pelos locais que possam servir de esconderijo do terrorista mais procurado do mundo. Para tal, ele faz aulas de defesa anti-terrorismo, aprende palavras em outros idiomas e faz o mais legal: pergunta para as pessoas em shoppings, mercados e na rua: Onde está Osama? As reações garantem boas risadas e muitas surpresas.
O que achei:
Bem interessante, claro que sabíamos desde o início que ele nunca acharia o homem ... mas gostei da ideia de um cidadão comum sair pelo mundo procurando Bin Laden! O diretor/roteirista/ator-principal é aquele que se projetou no documentário Super Size-Me - A Dieta do Idiota (2004), revolucionário para mim! Justamente por isso me decidi ver este filme/documentário, embora não tenha sido tão genial quanto o primeiro! De início achei legal usar a base do jogo para PC Carmem Santiego - que virou desenho infantil e o nome era justamente Onde no Mundo está Carmem Santiego?, para ambos - inclusive com aquela tela para selecionar o destino e etc. A mistura com cenas de desenho e lutas estilo Street Fighter - o jogo para supernes - deu um ar de dinamismo ao filme.
A premissa do filme foi fazer aquilo que é mais óbvio quando se procura alguém: perguntar as pessoas, na rua e em qualquer ligar. As reações foram as mais variadas, desde risos sem graça até revolta total contra a pergunta e o "heroi". Por sinal, as reações do povo islâmico confirmaram as minhas impressões desta cultura, pois a grande maioria não concorda com o método do Bin Laden e muito menos com o comportamento do governo americano, leia-se governo Bush! Os palestinos - que Osama diz defender - desprezam sua "ajuda", dizem que eles mesmos podem resolver seus próprios problemas ... (importante) sem discartar a violência. A reação dos judeus ortodoxos foi inacreditável ... os únicos que partiram para agreção física, foi necessária a intervenção da polícia israelense! Estranho ... ou não! As críticas sociais e políticas são o ponto alto aqui, e só por isso já valeria a pena assistir, mas de bonus ainda tem a bela fotografia do filme e um pouco da cultura islâmica.
Veja com certeza que vale a pena.
Nota: 8,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário