A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


domingo, 26 de julho de 2009

Amor nos tempos do cólera


Informações Técnicas:
Título Original: Love in the time of cholera
País de Origem: EUA
Gênero: Drama / Romance
Ano de Lançamento: 2007
Estúdio/Distrib.: Fox Filmes
Diretor: Mike Newell
Elenco:
Florentino Ariza ... Javier Bardem
Fermina Urbino ... Giovanna Mezzogiorno
Dr. Juvenal Urbino ... Benjamin Bratt
Tránsito Ariza ... Fernanda Montenegro
Lorenzo Daza ... John Leguizamo
Sinopse:

Arrebatador épico baseado na conceituada obra de Gabriel García Márquez, onde resplandece com um elenco de astros e estrelas internacionais. Javier Bardem, ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante, interpreta Florentino Ariza, um poeta cujo relacionamento com a bela e jovem Fermina Daza (Giovanna Mezzogiorno) é curto, pois o pai da moça (John Leguizamo) a afasta do pretendente. Fermina acaba se casando com um médico (Benjamin Bratt) que luta para combater o cólera. Cinqüenta e quatro anos depois, seu amor da juventude, terá a oportunidade de lhe mostrar que jamais a esqueceu.

O que achei:

Já tem bastante tempo que estou para vê-lo e sempre adio, hoje resolvi que seria o dia. Tenho adiado, por quase um ano, possivelmente por ser um drama romântico, e decedidamente, não gosto deste tipo de filme. Mas me enganei, ou quase, pois é mesmo um drama romântico, mas adorei o filme. Embora possa parecer um pouco lento e longo de início, as coisas se aceleram com o desenrolar da história e nem percebi o tempo passar! O diretor já é conhecido e respeitado, assina a direção do Sorriso de Monalisa (2003) e do 4 Casamentos e 1 Funeral (1994), só para ficar nos dramas! Aqui ele mostrou o mesmo senso de sacarmo e dor que nos filmes citados com o amor perdido. O roteiro foi baseado em uma obra super-conceituada de Gabriel García Márques - confesso que ainda não li, mas está na minha lista! - e adaptado por um mestre, basta citar que foi o roteirista do excelente, e também longo, O Pianista (2002)! Com um time deste não poderia ser diferente.

O elenco foi muito bom, Bardem e Giovanna foram fantásticos em seus papéis, totalmente entregues e convincentes. Bardem, para mim, é o melhor em atividade atualmente, seu olhar e sua fisionomia corporal são únicas e fazem parecer que atuar é algo natural! Uma grata surpresa, para mim pelo menos, foi a participação de nossa Fernanda Montenegro, como sempre única, sua interpretação sempre simples e direta torna impossível não confundir realidade com ficção! Os efeitos especiais são praticamente inexistentes, mas vale destacar os efeitos de maquiagem ... o envelhecimento das personagens são excelentes! A trilha sonora é um ponto extra, Shakira cantando em espanhol - a história se passa em sua terra natal, Colombia - é no mínimo excepcional.

ps.: desta vez não li o livro, ainda, então não posso comparar ... mas sabendo que García Márques escreve com muitos detalhes - o que faz a leitura cansativa e demorada - o filme já tem o valor de ser mais rápido e direto, pelo menos ...

Veja com toda certeza! ... vale até rever ...

Nota: 9,5


Nenhum comentário: