A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Última Parada 174


Informações Técnicas:
Título Original: Última Parada 174
País de Origem: Brasil
Gênero: Drama / Policial
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures
Diretor: Bruno Barreto
Elenco:
Sandro ... Michel Gomes
Sandro - jovem ... Vitor Carvalho
Ale Monstro ... Marcello Melo Jr.
Ale Monstro - jovem ... Hyago Silva
Soninha ... Gabriela Luiz
Soninha - jovem ... Yasmine Luyindula
Patola ... Douglas Silva
Patola - jovem ... Ramom Francisco
Marisa ... Chris Vianna
Tia Walquiria ... Anna Cotrim
Sinopse:

Cidade do Rio de Janeiro, 1983, Marisa (Cris Vianna) amamenta o pequeno Alessandro (Marcello Melo Jr.), em sua casa na favela. Viciada em drogas, assiste impotente seu filho ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local, devido à uma dívida não paga. Dez anos depois Sandro (Michel Gomes), filho único, vê sua mãe morta, assassinada por ladrões durante o assalto ao seu bar. Apesar de ficar sob os cuidados da tia, ele decide fugir e passa a conviver com um grupo de garotos que dorme na igreja da Candelária, onde tem acesso ao mundo das drogas. Apesar de não saber ler ou escrever, Sandro sonha em ser um famoso compositor de RAP. Para tanto ele espera a ajuda de Walquíria (Anna Cotrim), que realiza um trabalho voluntário junto a meninos de rua. Só que Sandro testemunha mais uma tragédia, a chacina da Candelária, onde 8 meninos de rua foram mortos pela polícia. Este evento aproxima Sandro e Alessandro, que passam a ter um forte convívio.

O que achei:

Filme pesado, dramático ... e o pior, atual e real! Para festejar meu 99º post - abrindo um terceira casa! - eu havia planejado um filme nacional e não poderia ter escolhido melhor! Recentemente assisti o documentário Ônibus 174 (2002) sobre os acontecimentos finais da vida de Sandro, personagem principal deste aqui. mas neste não temos um documentário, temos um filme "baseado em fatos reais", ou seja, a realidade é romantizada, embora cruel, sabemos que ela não é só isso ... Bruno Barreto acertou em cheio na forma de tratar o assunto, soube escolher com maestria o elenco - e para mim ele era apenas o diretor de Bossa Nova (2000) uma comédia romântica anglo-brasileira e O que é isso companheiro (1997) um filme quase excelente retratando um pedaço da vida pública brasileira nos anos da ditadura! E claro, nenhum filme pode ser fantástico sem um bom roteirista, este tem um dos melhores no gênero, só vou citar os filmes que eu mais gostei: Cidade de Deus (2002), O ano que meus pais saíram de férias (2006) e Tropa de Elite (2007), ... acho que isso já te avisa o que esperar do filme, e digo mais, ele não perdeu "a mão"!

O elenco é de poucos conhecidos - nem comento que a maioria são "atores do morro", isso já virou moda neste tipo de filme - todos com uma qualidade interpretativa fantástica. Destaco os dois atores, a meu ver, principais, Marcello Melo Jr. e Michel Gomes, eles estavam perfeitos ... o primeiro com sua expressão de traficante sem coração onde a morte é apenas uma consequência de se estar vivo, e o segundo com seu coração mole e a crença que uma vida melhor é possível! Não existe efeitos especiais, e a trilha sonora é pouca ... afinal não devemos nos afastar do que realmente interessa: o drama diário de uma população inteira completamente marginalizada e até mesmo invisível! Ao ver o filme - como outros antes dele - nos pegamos a pensar "o que fazer?", "como resolver esta situação?" ... não estou aqui para te dar uma resposta, mas eu apostaria na educação ... porém falar e agir são coisas diferentes ... Antes de ser um filme de apelo a violência, é um apelo a sobrevivência ... existem cenas fortes, mas a vida nos mostra cenas ainda piores ... olhe a sua volta!

Curiosidade: o ator André Ramiro, que interpretou o "aspira" André Matias em Tropa de Elite (2007) aparece aqui como um capitão do BOPE, negociando com Sandro no ônibus ... não prestei atenção no nome dele ... mas seria a mesma personagem? Pode ser, hem ... pois as histórias se passam em épocas diferentes, a do Tropa de Elite ocorre 3 anos ante desta! Interessante ...

Veja e reveja, não perca esta oportunidade!

Nota: 10,0



Nenhum comentário: