A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


quarta-feira, 4 de março de 2009

O menino do pijama listrado


Informações Técnicas:
Título Original: The boy in the striped pyjamas
País de Origem: Inglaterra / EUA
Gênero: Drama / Guerra
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib.: Buena Vista Internacional
Diretor: Mark Herman
Elenco:
Bruno ... Asa Butterfield
Shmuel ... Jack Scanlon
Pai ... David Thewlis
Mãe ... Vera Farmiga
Gretel ... Amber Beattie
Pavel ... David Hayman
Sinopse:

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma família alemã se muda de Berlim para uma casa próxima ao um campo de concentração, isto porque o patriarca é promovido ao cargo de comandante do campo. Assim, Bruno, um garoto de 8 anos e filho do oficial, começa uma amizade com um menino judeu da mesma idade, porém em situações completamente diferentes de vida. O filme mostra o modo como o preconceito, o ódio e a violência afetam pessoas inocentes, especialmente as crianças.

O que achei:

Um filme belo e inteligente, que aborda temas desgastados pelo cinema, tais como campos de concentração e atrocidades nazistas contra os judeus na 2ª Guerra Mundial, de uma forma inédita. Ou seja, retratar o holocausto através dos olhos de uma criança de 8 anos! O diretor, que também assina o roteiro, soube passar toda a inocência dos guris ... os diálogos dos dois são puros e infantis! Mesmo depois que Bruno (Asa Butterfield) começa a ser doutrinado na cultura nazista por um professor particular. Você fica pensando como as personagens não percebem os absurdos ao redor, pessoas desaparecendo (indo tomar "banho" para nunca mais voltar) ... Este é um ponto de vista único, pois geralmente nos esquecemos do fator infância envolvido em situações como essas retratadas pelo filme, sempre pensamos que a brutalidade do local acaba com a infância ... mas talvez não ...

Os atores mirins foram excepcionais, todo o bom andar do filme dependia das interpretações deles ... e eles corresponderam a altura! Os demais do elenco foram de medianos para bons. A trilha sonora é bastante envolvente e apropriada para a época. Porém o que me chamou mais a atenção foi a reconstrução do período ... de uma qualidade impecável! O enredo em si é levemente fraco, confesso que esperava mais do filme, como ele é curto (1h30) daria para alongar mais o drama aprofundando as relações de amizade entre os guris, o drama da descoberta da verdade, estas coisas, pelo menos 2h de filme daria para fazer com certeza ... pretendo ler o livro e ver se temos este algo a mais! Por outro lado, temos um final surpreendente, para mim é o ponto alto do filme, eu até esperava algo do tipo, mas é ainda mais forte e mais pesado. Diria, até, que vale a pena ver o filme pelo menos só para descobrir como acaba!

Veja com certeza, quem sabe até reveja com o tempo?

Nota: 8,0


Nenhum comentário: