A medida que vou assistindo aos filmes vou comentando ... pretendo colocar aqui, além das minha opiniões sobre o filme, alguns dados técnicos. Tudo para facilitar a tua vida quando pensar em ver um filme!
Use a barra de ferramentas acima e procure no Bolicho do Diretor, ou então utilize os marcadores para escolher por gênero.

Volte Sempre ...


sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

J.C.V.D.


Informações Técnicas:
Título Original: J.C.V.D
País de Origem: Bélgica / França / Luxemburgo
Gênero: Comédia / Ação / Drama
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib.: Gaumont
Diretor: Mabrouk El Mechri
Elenco:
J.-C.V.D. ... Jean-Claude Van Damme
Comissário Bruges ... François Damiens
Homem de chapéu ... Zinedine Soualem
O vigia ... Karim Belkhadra
O trintão ... Jean-François Wolff
A atendente ... Anne Paulicevich
Sinopse:

O filme conta a história de um homem (Van Damme) que é preso várias vezes nos EUA. Alcoólatra, a sua vida vai do sucesso ao fracasso. O homem decide deixar os EUA e volta para seu país natal, Bruxelas, para visitar os pais. Sem dinheiro, começa a procurar um papel em filmes de ação para poder pagar os seus advogados que o ajudam a obter a custódia da filha. Mais tarde, ele aparece em um posto de correio onde está acontecendo um assalto e, as pessoas pensam que ele faz parte do assalto.

O que achei:

Esqueça todo o preconceito que você ainda tem para com os filme do Van Damme, este é de outro estilo, completamente diferente ... diria até que finalmente vemos o cara interpretar mais do que lutar, falar mais do que bater ... e convencer! O diretor é de primeira, e como ele divide o roteiro posso falar sem medo que temos um toque de gênio aqui. O enredo é contado de vários pontos diferentes ... onde um completa a visão do outro nos dando um panorama global da história. No início é meio confuso, parece que falta informações, mas tudo se esclarece com o tempo ... ou quase tudo. As reviravoltas de cenas são precedidas por comentários na tela à la cinema mudo ... quase no meio do filme temos uma sessão desabafo ... convincente novamente!

Os atores conhecidos são poucos, a maioria são coadjuvantes que apenas gritam ... mas os poucos estão excelentes em seus papéis ... inclusive o Van Damme (olha que sempre fui o primeiro a criticar o cara, principalmente depois daquele domingo no SBT com a Gretchen ... lembram?), mas sou obrigado a tirar o chapéu para o cara, voltou com estilo! A trilha sonora é anos 70 total ... com o "vilão" principal também em um ar perdido no tempo ... este toque de humor inteligente é comum no filme, a começar pela abertura com um "round house kick" entre imagens de sombras ... segue com comentários de vários atores do gênero, sem falar nas próprias situações em que a personagem/ator se mete no decorrer do filme. Pessoalmente sempre vi o Van Damme como um cara legal e brincalhão, embora isso nem sempre apareceu em seus filmes (a maioria ridículos - que ele mesmo critica no filme atual), mas eu via isso nas entrevistas. Neste filme ele parece mais ele, gostei do que vi e acho que merece destaque, com certeza para mim é a maior surpresa do verão (pelo menos até agora)!

ps.: achei super legal o filme bilingüe (inglês/francês), conforme o local que a história se passa ... dá mais realidade ... Holywood nunca faria isso, afinal até ETs falam inglês por lá ...

Veja com toda a certeza, quem sabe uma revista para garantir que entendeu tudo?

Nota: 9,0



Nenhum comentário: